As comemorações do 25 de Abril começaram com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, seguindo-se a Sessão Solene com o discurso de todas as forças políticas.
Veja aqui a reportagem.
Outra das iniciativas é o evento final do projeto transnacional Rumourless Cities, marcado para amanhã e quinta-feira. Este projeto internacional permitiu à Amadora transmitir a outras cidades europeias o seu trabalho na dismistificação dos rumores e preconceitos. A par disso, a cidade trabalhou com os seus jovens esta temática. Pode ver algumas das narrativas criadas pelos jovens aqui. Se quiser assistir a este evento final, pode fazê-lo através da plataforma zoom. Para tal siga todos os seguintes passos.
No dia 21 de Maio a autarquia da Amadora realiza mais um webinar para assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Este encontro está, também, inserido no III Plano Municipal para a Integração de Migrantes, sendo uma iniciativa de reflexão sobre o tema “construção de um cidade inclusiva”. Para assistir tem de se inscrever e a data limite é a de hoje.
A autarquia da Amadora procedeu à requalificação do Mercado de Carenque, que estava devoluto, e transformou o espaço em instalações sócioculturais. As mesas vão ser geridas pela Junta de Freguesia da Mina de Água.
A autarquia da Amadora, em parceria com várias entidades que trabalham no concelho, promoveu uma semana cheia de iniciativas que celebraram a diversidade cultural. A TVAMADORA acompanhou as iniciativas promovidas pela Associação de Solidariadade social Alto Cova da Moura.
Neste espectáculo, no auditório da Câmara Municipal da Amadora, houve danças de salão e fado. Uma sessão onde também foram homenageadas algumas pessoas que tiveram uma ação importante nesta freguesia. Descubra quais foram nesta reportagem!
O Salão da Junta de Freguesia da Encosta do Sol recebeu esta iniciativa, onde houve espaço para a inauguração de uma exposição de Rui Lima, um apontamento musical e ainda a intervenção dos partidos políticos com assento na assembleia de freguesia.
Veja aqui a reportagem.
O Mercado da Damaia vai ser intervencionado para receber uma academia de dança e para manter as suas zonas de venda. Esta reabilitação vai tornar esta zona do território num triângulo cultural: ao Mercado da Damaia junta-se o Cineteatro D. João V e o Palácio dos Condes da Lousã.